segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

VALORES

 
O QUE SÃO VALORES?
         Os cientistas sociais têm, empregado esforços para explicar a cadeia de
antecessores do comportamento humano. Os valores parecem estar associados a distintas facetas do comportamento, como o contato intergrupal, a coopera ção, a orientação política, o comportamento pró-ambiental, o uso de regras de justiça e a solução de conflitos.
         Ser ético ou ter moral atualmente é diferente de séculos anteriores e varia de acordo com a região, país, profissão e cultura.
Depende das pessoas e sua liberdade de pensamento com seus dilemas morais então, somos seres morais, já a ética rodeia a consciência moral, apreciação espontânea de sua própria conduta. Os filósofos mostram que a ética está relacionada com aspectos culturais, onde tiveram origem.
         Historicamente a imagem que temos dos Romanos esta relacionada com sua força no agir, onde surgiu o termo "MORIS" traduzido por moral que significa costumes. O termo grego "ETHOS" traduzido por ética, pode significar os costumes quanto o caráter do indivíduo
Estes aspectos culturais baseados no agir e o pensar, dos Romanos e Gregos levaram a interpretar e ver a ética e a moral como coisas distintas:
ÉTICA: ligada as obrigações do homem;
MORAL: ciência dos costumes.
Os valores Morais e Éticos existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos  que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.
       Durkheim explicava Moral como sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.
Já a palavra Ética, Motta (1984) define como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social.
       Sócrates disse que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um inter-relacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário