segunda-feira, 12 de novembro de 2012

       FUNCIONALISMO: Esta teoria tem como base a teoria dos sistemas defende que a sociedade se organiza como um sistema social.
 
          A teoria Funcionalista tem como base a teoria de sistemas  e define que a sociedade se organiza como um sistema social onde é necessário resolver quatro imperativos fundamentais para a sobrevivência:

- a adaptação ao meio envolvente
- a conservação do modelo
- controle de tensões
- persecução da finalidade, e  a
- integração pelas diferentes classes sociais

         Nos anos 60 o Funcionalismo era criticado por prover modelos para mudanças sociais.  O Funcionalismo tenta descrever instituições sociais apenas através  de seus efeitos e não explica a causa destes efeitos.

       POSITIVISMO: Consiste na observação do fenômeno, apondo-se ao racionalismo e, ao idealismo. O método positivista visa afastar a ameaça que representam as idéias negativas, crítica anárquica, etc.

             A influência positivista no Brasil desde 19870 até meados do sśc XX até o séc XXI ocorreu em diferentes âmbitos e lugares.Desempenhou um papel importante na Abolição da Escravatura quanto na Proclamação da República.

             MATERIALISMO: Doutrina filosófica que admite como realidade apenas a matéria. Nega a existência da alma e do mundo espiritual ou divino. Formulada pela primeira vez no século VI a.C., na Grécia, ganha impulso no século XVI, quando assume diferentes formas.
No século XVIII, o francês Julien de la Mettrie (1709-1751), os pensadores da Enciclopédia e o barão de Holbach (1723-1789) lançam o materialismo filosófico. No século XIX surge na Alemanha o materialismo científico, que substitui Deus pela razão ou pelo homem, prega que toda explicação científica resulta de um processo psicoquímico e que o pensamento é apenas um produto do cérebro. Seus principais formuladores são Karl Vogt (1817-1895), Ludwig Buchner (1824-1899) e Ludwig Feuerbach (1804-1872). O marxismo, por sua vez, baseia-se numa concepção materialista da história - denominada materialismo histórico por Friedrich Engels (1820-1895) -, pela qual a história do homem é a da luta entre as diferentes classes sociais, determinada pelas relações econômicas da época. O materialismo dialético é constituído como doutrina por Lênin e recebe esse nome porque sua teoria é materialista e seu método, a dialética. No início do século XX, as ideias de pensadores como Richard Avenarius (1843-1896), Ernst Mach (1838-1916) e Wilhelm Ostwald (1853-1932) dão origem ao materialismo energetista, teoria mais filosófica que científica, pela qual espírito e matéria são apenas formas da energia que constituem a realidade.


        



 



Nenhum comentário:

Postar um comentário